Nunca imaginei que um dia teria oportunidade de ver essa deliciosa lembrança em forma livro. A história e a descrição de um casarão da Avenida Paulista: a casa dos Zammataro. D. Lela, neta de Zammataro, é que me proprionou este encanto.
Fiquei tão impressionada que fotografei todas as páginas do livro, com a intenção de escrever um texto sobre a casa. Alguns anos se passaram e eu, sempre que tentava escrever, achava que o texto não ficava tão bom. Agora que entendi: nada substitui a singeleza do livro. Então, o mais perto dele eram as fotos que tirei das páginas com o celular. Resolvi compartilhar o livro através delas e intercalei fotos das imagens originais que também tive oportunidade de ver.
O mais importante é que temos assim a possibilidade de conhecer essa relíquia que fala de uma casa típica da Avenida Paulista do começo do século passado, e da família, imigrantes italianos, que lá residiram.
Muitos, muitos agredecimentos à D. Lela, que gentilmente, trouxe o livro para eu conhecer e concondou com sua publicação. Um deleite para quem gosta da história da Avenida Paulista. Vamos conhecer???












O Sr. Zamataro e a esposa Josephina em todos momentos diferentes da vida!






























































Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!

2 thoughts on “O livro sobre a casa de Caetano Zammataro – parte 2”
Neide Palmeiro Martins
Boa tarde! Estou encantada por conhecer o casario da família Zammataro, na avenida paulista. Eu sou Neide, mãe do ex-marido de uma carioca da gema, mãe dos meus dois netinhos, recém casada, com um Zammataro. Como sou ex-sogra, não me sinto com liberdade de iniciar uma conversa sobre o agora padrasto de meus netos. Ele é conhecido pelo nome de “Sal” Zammataro, e é de São Paulo. Pela idade, Sal deve ser bisneto do nono Caetano. Se tiveres algo para me contar sobre Sal, sua descendência direta etc seria muito apreciável. Desde já agradeço. Meu e-mail 1953npm@gmail.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Luciana Cotrim
Olá, Neide. Obrigada pelo seu comentário. Infelizmente não tenho informações sobre Sal Zammataro. Caso venha a ter, informo a senhora.
CurtirCurtir