Onde se encontrava a casa de Pérola Byington na Avenida Paulista, foi construído entre 1973 e 75 o Edifício Pedro Biagi, no atual número 460 da avenida, com projeto dos arquitetos Mauricio Kogan e Luis Andrade Mattos Dias.

A torre tem 23 andares, com dois pilares modulados de concreto aparente que ressaltam sua verticalidade, e na cobertura, os pilares terminam em arcos vazados.

Antes deste edifício
No gramado do jardim há uma obra de Franz Weissmann (1911 – 2005), conforme indicado por um leitor. Obrigada!

O prédio foi batizado em homenagem a Pedro Biagi, que foi um imigrante italiano, que se tornou um conhecido fazendeiro e proprietário de Usinas de Açúcar no interior paulista.

Caso tenha interesse, esse vídeo da Casa da Memória Italiana de Ribeirão Preto, conta um pouco da família de Pedro Biagi.
A frase antológica de Pedro Biagi: “Quando fabriquei meu primeiro tijolo, não pensei que teria um prédio com o meu nome na rua principal da principal cidade do Brasil!”, referindo-se ao prédio da Avenida Paulista em São Paulo. Tanto que foi emparedada no próprio edifício.
O prédio foi restaurado para abrigar o Centro Cultural Coreano, com uma área de 900 m². O projeto arquitetônico foi assinado pelos escritórios de arquitetura Padovani Arquitetos e Oliveira Cotta. O vencedor foi fruto de uma pesquisa sobre a cultura coreana, realizada com a participação do designer coreano Kira Kim.
O edifício recebeu parte do Consulado e o Korea Cultural Center e ocorreram algumas modificações na entrada do prédio, como a instalação do Greetingman

Greetingman, é uma obra de arte do sr. Yoo Young Ho, um monumento que simboliza a paz e harmonia entre as pessoas e é a sexta obra instalada no exterior.

O Centro Cultural Coreano foi fundado em 2013 com a finalidade de apoiar o desenvolvimento do intercâmbio cultural entre Coreia e Brasil. Realiza a coordenação do Instituto Sejong e informações a respeito da comida coreana e da prática do Taekwondo.
Acima a recepção, que é o primeiro espaço que o visitante irá encontrar quando visitar o centro cultural.

Este painel interativo oferece a reprodução de obras de arte digital.

Espaços para exposições, reprodução de filmes e apresentações são realizadas no espaço acima. No teto dessa área tem projetor e a tela escondida!
Para terminar, na galeria abaixo, fotos da visita que fizemos à exposição “Luzes da Coreia – Exposição da Cidade de Jinju”, realizada em julho de 2023.









Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “Edifício Pedro Biagi e o Centro Cultural Coreano”
Pingback: A casa de Albert e Pérola Byington na Avenida Paulista | Série Avenida Paulista