No lugar da mansão de Azevedo Marques, hoje está instalado o Edifício Nassib Mofarrej, que possui um total de 17 andares com escritórios a partir de 400 m² com 2 elevadores sociais.

O investidor da construção, Nassib Mofarrej, que dá nome ao prédio, também construiu o Hotel Mofarrej na Alameda Santos, que passou por diversas administradoras e atualmente chama-se Tivoli Mofarrej.

Antes deste Edifício
O investidor na construção, Nassib Mofarrej, que dá nome ao prédio, também construiu o Hotel Mofarrej na Alameda Santos, que atualmente chama-se Tivoli Mofarrej. Ambos os edifícios têm estilo pós-moderno, com arquitetura exterior semelhante, com vidro e pilares de concreto aparente destacados na fachada.

Sobre ele, o blog O Explorador
Nassib Mofarrej (1915-1988), empresário libanês radicado no Brasil, austero nos negócios, audacioso nos cassinos. A história do empresário começou como a de boa parte dos imigrantes libaneses que vieram para o Brasil no início do século 20. Ele nasceu em Rachaia, uma cidade no sul do Líbano, em 1915, e tinha 11 anos quando emigrou com a família. Foi mascate, junto com o pai e o irmão, vendendo banana e cachaça pelo interior de São Paulo. Deu duro na vida e chegou à velhice com uma fortuna calculada em 600 milhões de dólares, (…)
Deixou uma história de sucesso nos negócios e também uma rica coleção de casos de um homem que conseguia combinar extremos de austeridade em sua atividade profissional com uma fascinação pelo risco nas mesas de jogo.
O grande investimento realizado por ele foi comprar uma área alagada que transformou na Vila Leopoldina.

Duas curiosidades: ele gostava muito de jogar em Las Vegas e também sua empresa é proprietária daquele famoso castelinho da Brigadeiro Luís Antonio, a Vila Virgínia, projetado pelo arquiteto Giuseppe Sachettique e inaugurado em 1911.
Com projeto arquitetônico de Emilio Guedes Pinto, o edifício Nassib Mofarrej foi levantado pela Construtora Mofarrej em 1988. Passados quase 40 anos, desde o término da sua construção, com padrão corporativo de ocupação, o edifício é sede de empresas de pequeno porte.

No térreo do edifício encontra-se o Boulevard Monti Mare, denominado por alguns como um shopping e, por outros, como Stand Center ou Comércio Xing Ling. O blog Mundi, indica:
Se quiser encontrar alguma coisa, qualquer coisa, talvez seja uma boa ir pesquisar com os amigos chineses – pode rolar alguns delays na comunicação, visto que todos falam chinês. Por lá se vende desde guarda-chuva e capinhas de celular até eletrônicos (computadores, tablets, câmeras) e canivetes. A maioria dos preços que vimos estão em conta, mas sempre vale a pena pesquisar!

O prédio tem duas curiosidades: uma estrutura com água e carpas e muita, muita reclamação de filas e longas esperas para conseguir entrar em um dos elevadores do edifício.

Hoje em dia temos trânsito até nos elevadores!!!!

Terminamos essa história com uma foto do prédio muito interessante e diferente!

Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “Edifício Nassib Mofarrej na Paulista. Sabe quem é?”
Pingback: Azevedo Marques da Avenida Paulista | Série Avenida Paulista