
Apresentamos a casa do Sr. Azem Azem na Avenida Paulista, que, provavelmente, foi construída após a mudança de numeração, pois até 1935 o local era um terreno vazio. A numeração da casa é o atual 326.

Depois deste casarão
Edifício Maria José
Azem Azem, nasceu em 24 de fevereiro de 1884, em Mimes, uma cidade do Líbano. Veio para o Brasil aos 15 anos de idade e, muito depois, naturalizou-se brasileiro.

Veio para cá com sua família, seus os pais – a mãe, Kaluk Azem e o pai, Abdala Azem, que se tornou uma figura querida na comunidade libanesa da cidade de São Paulo, até morrer em 1928. Azem tinha vários irmãos: os homens – Miguel, Id, Name, Adib e Elias e as mulheres – Lamia, Gazelli e Adma.

Começou do zero vendendo bananas e pouco tempo depois fundou a Companhia Fiação Tecelagem Azem, em Jundiaí e concentrava o grosso de seus investimentos numa área conservadora e de valorização absolutamente segura: os imóveis – fábricas, armazéns industriais, terrenos, prédios e fazendas em todo estado e capital de São Paulo. A fachada da tecelagem e sua chaminé ainda estão preservadas até hoje.

Em São Paulo, na Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo, foi responsável pela construção do Arcebispado, que foi concluído em 1951 e ficava atrás da Catedral, que foi inaugurada em janeiro de 1954. Ele também contribuiu na fundação do Orfanato Sírio Libanês. Azem Azem faleceu em junho de 1976.

O Sr. Azem Azem, também conhecido como Adib Azem, em 1939, casou-se com a bela Emily Buchain com quem teve três filhos, sendo duas mulheres e um homem. Eliana, casada com o médico Prof. Dr. Emil Burihan, Neyde, casada com o empresário José Mofarrej, diretor presidente da Mofarrej Empreendimentos e Negócios Imobiliários e Hélio, casado com Rita Andrade, herdeira da Construtora Andrade Gutierrez.


Nas fotos acima, Azem e Azem e sua esposa Emily e, ao lado, ele com os filhos Eliana e Hélio. Imagens que estão novídeo sobre o Comendador. Abaixo o vídeo completo
Neste mesmo ano de 1939, uma matéria na Revista Acrópole apresentou o projeto da casa de Azem Azem na Avenida Paulista, executado pelo engenheiro e arquiteto Olavo Franco Caiuby. Abaixo fotos de detalhes da parte externa e interna da casa. As fotos são de autoria Leon Liberman.













Dos fornecedores da época, o único que conhecemos é Nadir Figueiredo, que fornecia os vidros e iluminação.
Para os mais curiosos e que gostam da arquitetura, finalizamos com a planta da casa.

Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!