Exatamente onde, no início do século passado, foi construída a residência do Sr. Moritz Rothschild, hoje encontramos o elevador de acesso à plataforma da estação Consolação do Metrô para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Fica na altura do número 2.500, no lado ímpar da Avenida Paulista.

Antes deste local
A casa e a história do alemão Moritz Rothschild e os lindos cartões postais da cidade.
A Estação Consolação foi inaugurada em 25 de janeiro de 1991, data da comemoração do aniversário da cidade de São Paulo. É uma das estações da Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo e fica localizada na Avenida Paulista, na altura do número 2.163.

Estação de metrô Consolação, na linha verde, que vai da Vila Madalena ao Ipiranga passando por toda a avenida Paulista. Foto: Caio Terreran/UOL
Estação subterrânea, com área construída de 10. 270 metros quadrados, composta por mezanino de distribuição e plataforma central. A sua capacidade é de até vinte mil passageiros por dia.
Desde 21 de junho de 2010, a estação Consolação faz integração com a Estação Paulista da Linha 4 –Amarela, quando as viagens desta última passaram a ser tarifadas.

Antes da construção do Edifício Evaristo Comolatti
A estação foi projetada por Renato Viégas. que em uma entrevista publicada na Revista Vitruvius, afirma:
Desenvolvi com a Promon a Estação Consolação. Infelizmente, o projeto do acesso na esquina da Avenida Consolação foi modificado. Gostava de sua interface com o meio urbano. A estação também foi modificada, enquanto eu estava fora do metrô. Foi uma solicitação da empreiteira. Devo dizer que fui consultado pelo arquiteto João Batista Martinez Correa, da Promon. Muito elegantemente, solicitou autorização para fazer uma modificação na estrutura, sem afetar o restante. Gostava mais de meu projeto. Esse grupo original não desenvolveu o detalhamento. Importante é que o projeto levou a uma obra, por método não destrutivo, sem interferência com a vida urbana. Inovou no método de construção dos acessos – ponto de ataque ao restante da obra.

Na parede da plataforma, sentido Vila Prudente, temos um grande painel intitulado Quatro Estações de autoria de Tomie Ohtake, realizado com a técnica de mosaico formando quatro painéis de 2 metros por 15,4 metros. As cores introduzidas por Tomie Ohtake representam Verde, primavera; amarelo, o sol do verão; azul, o outono e; vermelho, o inverno. Uma beleza que tem sido mal conservada.
A história do Metrô e da linha verde pode ser conhecida no seguinte vídeo:
Para encerrar, compartilhamos algumas belas fotos artísticas tiradas na estação e publicadas no Google Street View






