Como em outros casos paulistanos, o prédio que ocupa o endereço do palacete, no número 1.009 da avenida, homenageia o seu antecessor: chama-se Edifício Numa de Oliveira. O projeto do prédio é de autoria do reconhecido escritório de arquitetura de Severo Villares. Conta com 23 andares, construído entre 1963 e 1966, período em que a região se consolidava no lançamento de empreendimentos comerciais de escritórios.

Antes deste Edifício
Em 2010 iniciou-se uma reformulação de suas instalações. Na fachada, a cor creme original foi mudada para placas de alumínio cinza-azulado e um gradil foi colocado para esconder os equipamentos de ar-condicionado. Especialistas afirmaram que era uma iniciativa de “Retrofit”.

Segundo o portal VGV
O conceito significa “colocar o antigo em forma” (retro do latim movimentar-se para trás e fit do inglês, adaptação, ajuste), termo cada vez mais ouvido no mercado de construção civil, aplicado ao processo de revitalização de edifícios. Mais do que uma simples reforma, ele envolve uma série de ações de modernização e readequação de instalações. O objetivo é preservar o que há de bom na construção existente, adequá-la às exigências atuais e, ainda, estender a sua vida útil.
Na época divulgou-se que a alteração teve aprovação apenas de parte das pessoas que por ali passavam.

Em 2019 iniciou-se um novo retrofit de fachada, alterando totalmente o seu aspecto anterior e original da lateral do edifício, que fica de frente à Alameda Campinas.
Compartilhamos um post da página do facebook da Refix, empresa responsável pelo trabalho, que explica o que foi realizado.
Abaixo observamos a imagem do Edifício Numa de Oliveira Localizado na Av. Paulista, em frente ao Gazeta, onde a Refix Engenharia desenvolveu um Retrofit de Fachada em ACM (composto de alumínio) inspirado no contorno estilizado do mapa de São Paulo.
Criado pela Arquiteta e Artista Plástica Mirthes Bernardes, o desenho foi ‘’desmembrado’’ em quadrados e triângulos os quais foram instalados na fachada dando a alusão de uma chuva na terra da garoa. As peças vão se agrupando ao longo da fachada até formarem o desenho do mapa. Resultando um impactante trabalho na grandiosa Avenida que representa a transição dos velhos tempos aos dias atuais.

Ficou bem bonito, não é mesmo?
Duas grandes empresas estão no Ed. Numa de Oliveira são a Impacta e a Actionline.
Conhecem?
A Impacta se autodefine como “a maior estrutura de treinamentos e certificações em tecnologia, gestão e design da América Latina”. O grupo atua nesta área desde 1988. Em 2003, lançaram no mercado a Faculdade Impacta Tecnologia.
A segunda empresa mencionada é a Actionline, inaugurada em 2000, é especialista em serviços de atendimento ao cliente e é, atualmente, formada por 2.100 pessoas que estão alocadas na Avenida Paulista e na unidade em Campinas.
Bom, ficamos por aqui. Não deixe de acompanhar os novos posts da Série Avenida Paulista: palacetes e arranha-céus.

Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “Edifício Numa de Oliveira onde era a casa do Dr. Numa de Oliveira”
Pingback: Da casa do Dr. Numa de Oliveira ao Edifício Numa de Oliveira | Série Avenida Paulista