O projeto que atualmente está na localização do casarão de Junqueira Netto é o Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK) que se situa na Avenida Paulista, 901. O projeto é do escritório de Kogan, Villar & Associados e a construção foi entregue em 2003.

Antes deste edifício
O edifício CYK tem uma linda fachada com um ângulo de inclinação de 15 cm com um desenho em vértice no centro da fachada de vidro laminado azul, destacando a volumetria diferente do prédio. Nas laterais o desenho também é diferenciado, que mescla a repetição da fachada com vidro laminado azul com a utilização de sistema de grelhas de granito branco com vidro na cor prata.

Com 109 metros de extensão, o CYK tem entrada também pela Alameda Santos. O desenho do arquiteto propõe um escalonamento nos 19 andares do edifício, que faz com que a área de laje aumente do térreo até o último pavimento.
E, por fora, dependendo do sol e do horário do dia reflete de forma inusitada as antenas dos edifícios no outro lado da Avenida Paulista.

O acesso pela Alameda Santos conduz ao estacionamento, dividido em quatro subsolos, e ao conjunto comercial, que foi realizado em dois níveis – no piso Paulista e em sobreloja. Essa área comporta terraços ajardinados. Por dentro dos andares, o edifício proporciona uma bela vista da avenida e da cidade.

Como curiosidade, o Comendador Yerchanik Kissajikian, que deu nome ao prédio, nasceu na Armênia em 22/09/1924 e depois de imigrar para o Brasil, tornou-se um grande empresário na área financeira. Atuou como benemérito, em ações junto ao Hospital de Deficientes do Guarujá, da Base Aérea de Santos e Base Aérea de São Paulo. Colaborou no Setor Educacional com a construção de Escola na Cohab em São Paulo, Escola Armênia em São Paulo e a Escola Armênia no Uruguai. Atuou por muitos anos como Presidente do Conselho da Igreja Armênia e da Escola Armênia.
O Edifício CYK foi o primeiro a conquistar a certificação Leadership in Energy and Environmental Design para edificações existentes (LEED EBOM) no Brasil, em 2011, sendo recertificado recentemente no nível platinum. Veja o vídeo que mostra o edíficio e suas ações sustentáveis.
Este prédio abriga o escritório paulista da Petrobras contando com, aproximadamente, 1,6 mil trabalhadores. Nos tempos de Lava a Jato, muitas manifestações populares aconteceram na entrada do edifício, como mostra a foto abaixo.

Uma triste perda foi o fechamento da rede FNAC No térreo mezanino, pois uma das lojas da rede ficava no primeiro e subsolo e era muito procurada pelos paulistanos. A livraria contava com um centro cultural e Galeria que dispõe de uma programação diária, oferecendo eventos, exposição e palestras.

Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian -CYK na Avenida Paulista”
Pingback: Casarão de José Mário Junqueira Netto e o Mangalarga 53 | Série Avenida Paulista