Apesar do número ser 1106 da Avenida Paulista, lá se encontra o Edifício Paulista 1100, como atualmente é chamado.

Sua identificação foi difícil pois o nome original do prédio era Elijass Gliksmanis. Talvez pelo nome complicado, ele tenha recebido o apelido, ou melhor, desconfio que o nome foi mudado quando o retrofit foi realizado, em 2008.


O edifício foi construído em 1974 e recebeu o nome de Elijass Gliksmanis, que nasceu em 1901, na Letônia, onde concluiu seus estudos, transferindo sua residência para o Brasil em 1939, onde se naturalizou brasileiro.

No Brasil atuou no ramo industrial metalúrgico, inclusive como Diretor Presidente de empresas como Cogeral – Cia. Geral de Laminação, Brasco S. A. Aços e Metais e Alois S. A, além de se tornar um grande construtor na cidade.
O prédio passou por um processo de retrofit, que alterou toda a fachada.

Segundo a Coltro Ferrari Arquitetura e Design, responsável pela revitalização do imóvel, “o edifício Elijass Gliksmanis localizado na Avenida Paulista, passou por um retrofit deixando de ser um prédio obsoleto, tornando-se um novo marco para São Paulo. Com uma reformulação total da recepção, loja comercial, nos pavimentos dos escritórios e principalmente na fachada, substituindo a antiga caixilharia por fechamento em pele de vidro, ACM e painéis pré-moldados”. (Prédio obsoleto e marco para São Paulo é um pouco de exagero, não é mesmo?)

No sétimo andar do prédio encontra-se a faculdade A FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista tem lá o Campus FIAP Paulista, onde são oferecidos os programas de MBA da instituição. O local conta também com um anfiteatro e um coworking space.
Em maio de 2010, foi inaugurada a primeira loja de rua da Renner, numa área de 3,2 mil metros no térreo do edifício.

Neste mesmo ano, a loja foi autuada e multada por falta de licença de funcionamento. Desde então, outras notificações e multas foram emitidas para a empresa, mas a atividade não foi regularizada e, por isso, em maio de 2014, a loja foi interditada pela Prefeitura.
Afehhh!!! Lojas Renner, mas logo voltou a funcionar …. Isso também é Avenida Paulista.

Qual será a próxima descoberta desta maravilhosa avenida? Fiquem com essa imagem solar de uma avenida que também é futurista.
Um pouco mais de fotos em vários ângulos.








Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “0 Paulista 1100 era Edifício Elijass Gliksmanis”
Pingback: José Borges de Figueiredo, o investidor que viabilizou a criação da Avenida Paulista | Série Avenida Paulista