Fechado o restaurante Acrópole, de propriedade da família Bunducki, que morou no local, uma casa foi vendida e o logo foram iniciadas as obras para a construção do Edifício Scarpa.

Antes deste edifício: a casa da família Bunducki

Foto: Squarespace
Com projeto arquitetônico de Jorge Nasser, em estilo moderno, o Edifício Scarpa, é uma torre esbelta, com 18 andares, e foi lançado em 1961. Executado pela Construtora Excelbras para os proprietários Nicolau e Francisco Scarpa.

Planejado para a oferta de serviços bancários e de longo prazo, foi por muitos anos, uma sede dos negócios do Grupo Scarpa. Em sua planta original, segundo a Revista Acrópole, o primeiro pavimento seria uma galeria de lojas e o segundo, um restaurante rodeado de um jardim suspenso para a descanso dos funcionários.

Foto: Cecília Corina Marton, 1991
A empresa comprou a subsidiária da Companhia em 1927 na cidade de Porto Alegre e, em 2010, depois de um processo judicial. O local também esteve localizado para o Banco BIC.

Foto: Rafael Rancom
Em 2013, Chiquinho Scarpa, publicado na Revista Caras, que: “O escritório de casa, do carro, enfim, de onde está. Não é necessário ir ao Edifício Scarpa, na Avenida Paulista. Outro dia, que foi para a visita a Marlene (na época, sua esposa), que mudou os escritórios da empresa para o prédio ”.
Um fato curioso aconteceu, em 13 de março de 2016, dia da grande manifestação contra o governo de Dilma Roussef.

O “Camarote vip dos protestos” de Chiquinho Scarpa

Foto: @bsetti – Instagram
Uma manchete da Veja Online: 13 de março: ‘Camarote Scarpa’ entra nas manifestações informava que: “O (dito) conde Chiquinho Scarpa junto-se – à sua maneira – às manifestações deste domingo em São Paulo.
“Juntos pelo Brasil! Não é guerra de classes! ”
– Chiquinho Scarpa, na Veja Online – 13 de março de 2013
A banda com as propagandas foi construída na fachada do edifício, transformado em camarote vip dos protestos.
Cada uma, não é mesmo?
Tags :ScarpaSérie Avenida PaulistaAvenida PaulistavarigcruzeiroBunducki

Antes deste edifício
A casa onde viveram as famílias Berlinck e Bunducki
Conheça grande parte desta história pelas palavras e imagens de Nádira Bunducki.
One thought on “Edifício Scarpa”
Pingback: Berlinck, Bunducki e Edifício Scarpa – Série Avenida Paulista