No lugar onde era o Colégio São Luis foi inaugurado na Avenida Paulista, número 2.300, o Edifício São Luiz Gonzaga, em estilo pós-moderno, com 110 metros de altura, é um dos maiores da Avenida Paulista, ocupando quase toda a extensão de uma quadra. Destaca-se com painéis de alumínio e pelo uso de vidros refletivos. Antes da construção do prédio, o local foi ocupado por muitos anos por um centro de comércio com stands, estilo stand center.
No site do edifício lemos que “uma trama de figuras geométricas em forma de grelha, elaborada com revestimento metálico, que se junta à fachada de cortina de vidro, com laminados refletivos azuis”, que faz com que o prédio seja reconhecido a distância.

O projeto arquitetônico, de autoria de Paulo Ayres, teve início na década de 1960, e foi composto pelo edifício, galeria de lojas e o ginásio de esportes do colégio. Só foi concluído em 1997, com o projeto de retrofit do edifício concebido por Edison Musa Arquitetos Associados, sendo os autores, os arquitetos Edison Musa e Jaci Hargreaves, A construção foi realizada pela Construtora Romeu Chap Chap.


O prédio conta com 22 andares, que se organizam em torno de um pórtico externo em aço e vidro, com 18 metros de altura, que dá acesso ao imponente hall de entrada, com pé direito de seis metros, e piso em granito brasileiro.

Um dos destaques do edifício é seu conjunto de 17 elevadores rápidos. O prédio possui também três subsolos destinados a garagens, térreo, mezanino para lojas e pilotis, além do heliponto com sua bela vista da cidade.

No período de sua construção aconteceu uma tragédia: uma jovem morreu ao ser atingida pela queda de uma peça de um guindaste na calçada da Avenida Paulista. O acidente ocorreu às 23h40, do dia 22 de outubro de 1999, a estudante foi atingida na cabeça pelo objeto, que despencou de uma altura de nove andares. Ela morreu na hora.
Nesta vista aérea, vemos o imponente Edifício São Luiz Gonzaga, ladeado pela singela igreja São Luís Gonzaga e, atrás do prédio, parte do colégio São Luis.

O Colégio São Luis é proprietário da quadra inteira que é composta pelo edifício e igreja São Luís Gonzaga, pelo colégio e ainda, pelo Centro de Eventos São Luís e o Edifício Padre Manoel da Nóbrega, na Rua Bela Cintra.
Para finalizar, uma série de belas fotos coloridas e geométricas do edifício.


Foto: Luiz Porta




Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “Edifício São Luís Gonzaga”
Pingback: A história do Colégio São Luis | Série Avenida Paulista