No lugar da mansão de Eloy Chaves, atualmente está localizado na Avenida Paulista 2.439 o Edifício Eloy Chaves, um prédio comercial com 15 andares.

Foi construído entre os anos de 1971 e 1973 com projeto da filha do Dr. Eloy Chaves, Antonieta Chaves Cintra Gordinho.

Antes deste edifício
A FAACG (Fundação Antonio e Antonieta Cintra Gordinho) continua proprietária de alguns andares do edifício que, em 2017, passou por um processo de retrofit (termo utilizado para designar o processo de modernização de edifícios considerados ultrapassados ou fora de padrão) na fachada, realizado pela Refix Engenharia, ganhando um novo desenho em preto e branco. Um outro anterior, no início da década, foi realizado pela RRG Construtora que pintou a fachada de branco, como vemos abaixo.


No térreo do prédio está instalado o Instituto Cervantes de São Paulo, que promove o ensino de espanhol e divulga a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes. O Instituto mantém a Biblioteca Francisco Umbral, um acervo que difunde a cultura e os costumes espanhóis, com uma grande variedade de títulos na língua hispânica.

No edifício está sediado o Grupo Energisa, que é um dos maiores grupos em distribuição de energia elétrica do Brasil. Também estão alocados no prédio a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), que representa o setor no país e o Sindiplast (Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo), a organização The Nature Conservancy (TNC) que trabalha, em todo o mundo, para proteger a natureza, conservar as terras e águas das quais a vida depende. A entidade ajudou a proteger mais de 48 milhões de hectares de florestas e oito mil quilômetros de rios em todo o mundo.

Terminamos o texto com uma linda foto noturna da Avenida Paulista em que o edifício aparece em destaque, no lado direito.

Como chegar
Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “O Edifício Eloy Chaves”
Pingback: A mansão e a história de Eloy Chaves | Série Avenida Paulista