No lugar do casarão de Gabriela Dumont Villares está localizado no número 2.200 da Avenida Paulista, o Edifício The Central Park, de 25 andares, construído em 1970 com projeto de Sidonio Porto e Rocha Diniz.
Com um total de 92 salas, o edifício é ocupado por pequenas e médias empresas. Sudonio Porto também é responsável por outras obras emblemáticas da arquitetura brutalista paulista na Avenida Paulista, como o Edifício Oscar Americano e a agência do Banco Safra, que ficava na esquina da Alameda Campinas e foi demolida.

Antes deste edifício
Gabriella Dumont Villares: o único casarão de nome feminino na Paulista
No térreo do Central Park havia uma agência do Banco Santander, mas atualmente é uma loja do Burger King, como lembrou um de nossos leitores e podemos ver na foto abaixo.

O Edifício Central Park é realmente conhecido por ter em seus andares a maior concentração de FMs de São Paulo, seja como endereço de sedes/estúdios de rádios, como também casa dos transmissores de algumas emissoras. O prédio poderia, facilmente, se chamar “Casa do Rádio”.
O local abriga muitas emissoras de rádio, entre AM e FM, de variados estilos e públicos. Estão no endereço as AMs da Rede Mundial, o local de retirada de prêmios promocionais da Nativa FM, os estúdios de rádios como 89 A Rádio Rock FM 89.1, Kiss FM 102.1, Mundial FM 95.7 e Top FM 104.1, Rádio Adore FM 98.1, entre outras.
Na fachada o prédio conta com um “totem” da Top FM na Avenida Paulista e um da Kiss FM na entrada do edifício via Rua Augusta. Rádios como Alpha FM 101.7, Nativa FM 95.3, Metropolitana FM 98.5, além de algumas estações da Rede Mundial (CBS), transmitem o seu sinal a partir do topo do Edifício The Central Park.

O motivo para tantas emissoras de rádios estarem em um mesmo endereço é a geografia da Avenida Paulista: um dos pontos mais alto da capital. O mais curioso é que, além das antenas dessas rádios, existem muitas outras concentradas no topo do edifício: são emissoras de rádio e TV que desejam expandir o alcance de suas transmissões. Segundo uma funcionária do condomínio, existem muito mais que 20 antenas no teto do prédio.

Além de curiosidade em relação às empresas que estão no número 2.200 da Avenida Paulista, existe ainda a Faculdade Mundial (que agora é Faculdade Paulista de Comunicação e é associada à Campos Sales), que iniciou suas atividades em janeiro de 2009 oferecendo o curso de Comunicação Social.
A Fundação Mundial mantém a faculdade e a Rede Mundial de Comunicação, que controla mais de vinte emissoras de rádio AM e FM (Kiss / Terra / Tupi / Mundial / Iguatemi e duas emissoras de TV.

Um incêndio ocorreu no quinto andar do prédio em 16 de maio de 2011, mas foi rapidamente controlado, sem feridos. Se necessário, teria sido utilizado a passagem contra incêndio existente no prédio que o liga ao vizinho. As rádios puderam dar boas notícias sobre o fato!

Para encerrarmos, uma bela imagem do edifício The Central Park, projetado por Sidonio Porto e outra por de baixo da antena clicada pelo pessoal da 89 FM rádio rock.

Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “Edifício The Central Park, a “Casa do Rádio””
Pingback: Gabriella Dumont Villares: a casa da irmã da Santos Dumont | Série Avenida Paulista