Anos depois do Colégio Pais Leme, na Avenida Paulista 2.100, foi construído o edifício do Banco Safra, inaugurado em 1988. Não sabemos dizer o que havia lá no período entre o Colégio Pais Leme e o prédio.
No início da década de 80 podemos ver o terreno cercado por tapumes com um letreiro que mostrava o logo da instituição, sinalizando o começa da construção do edifício.

Antes deste edifício
Assim é o começo o majestoso edifício que lá se construíra e que vemos atualmente no local.

O belo projeto arquitetônico é de Mauricio Kogan e Carlos Villar. A fachada tenta traduzir a solidez da instituição financeira, uma das maiores e mais tradicionais do país.
Faixais verticais altas, de granito avermelhado, são intercaladas com faixas de iluminação, dando um aspecto de sobriedade, solidez e volume de grande altura, à frente a logomarca do banco, dourada e branca, tridimensional, acompanha a verticalidade.

Com padrão moderno e luxuoso, o edifício Safra possui um total de 24 andares e 125 vagas de estacionamento. O prédio, que já abrigou um centro cultural da instituição bancária, apresenta, além da fachada imponente, obras de arte no hall de entrada.


Chama a atenção o chão de granito em cinco diferentes cores, enormes pilares que dão sustentação e força ao ambiente. Ao fundo do ambiente, um lindo painel de Burle Marx, traz um aspecto mais orgânico ao traço reto que que predomina em todo o espaço.


Ainda na parte traseira do prédio, no nível da laje superior do andar térreo do Banco Safra, um belo jardim que também contou com projeto paisagístico de Burle Marx.

O projeto é maravilhoso, guarda as cores do edifício e da natureza, mas quebra com a solidez e verticalidade do edifício, com formas arredondadas e orgânicas, com um ser vivo.


Tudo no edifício é muito sofisticado e luxuoso, com o dourado predominante, desde o logotipo da entrada à louça utilizada pala instituição financeira para reuniões e eventos.

Com toda a imponência que o local apresenta, inclusive com seus executivos super bem trajados, mesmo assim, algum dia… eles entram em greve e ocupam a calçada à frente do majestoso prédio, como aconteceu em 2013.

Para finalizar uma visão noturna do imponente Edifício Safra.

Quem quiser saber mais sobre esta esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta leia os posts do Ginásio Anglo Latino e do Colégio Pais Leme já publicados.
Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!
One thought on “O sofisticado e luxuoso Edifício Safra”
Pingback: Colégio Pais Leme, uma escola de ilustres | Série Avenida Paulista