No mesmo local em que morava o Sr. João Miguel Sanches, e antes ainda havia sido um ringue de patinação, antes número 50, depois 1.985 e hoje 2.001, onde se encontra o Condomínio Edifício Barão de Itatiaya e a Galeria 2001.

Antes deste edifício
Avenida Rink e Mansão do Sr. João Miguel Sanches
No acervo do jornal O Estado de São Paulo identificamos uma publicação com a seguinte descrição:
“No ano em que o Brasil se tornou tricampeão mundial de Futebol, ao vencer a Copa de 1970, o Conjunto Nacional, mais conhecido centro comercial da Avenida Paulista, ganhou um novo vizinho, o Edifício Barão de Itatiaya. Com 22 andares para conjuntos comerciais, o prédio foi incorporado e construído pela Gomes de Almeida Fernandes na altura do número 2.001 da Avenida Paulista, esquina com a Rua Padre João Manoel”.

O anúncio publicado já desvendava a vocação do edifício: “escritórios, lojas e garages” – um condomínio de serviços. Além dos andares comerciais, o prédio conta com um centro comercial, chamado Galeria Paulista 2001, com diversas lojas, alguns com entrada pela Rua Padre João Manuel – Arezzo, Closet Paulista, e bares, como All Bros. Risoteria, Grão Espresso, etc. A galeria tem acesso pelas duas ruas da esquina.

Sendo a mais movimentada avenida da cidade, é estranho que muitas pessoas declaram que nunca entraram na galeria. Talvez o mais icônico dela, seja mesmo essa composição de sua fachada com a faixa de pedestre da Paulista, como mostra essa foto de 1991 realizada por Luiz Monforte.

Um fato interessante, mas que temos poucas informações a respeito, é que no site da Galeria Paulista é informado que lá existe uma sala batizada com o nome Juan Miguel Sanchez, o antigo proprietário da casa que fica neste local. Deve servir como ambiente de reuniões para os condôminos.

O edifício tem uma iniciativa muito interessante e moderna: recebeu o primeiro parklet da América Latina e é responsável por sua manutenção.

Parklet do Edifício Barão de Itatiaya
Em janeiro de 2016, o jornal O Estado de São Paulo, publicou a matéria intitulada “‘Minipraças’ avançam na capital, mas estão concentradas em bairros nobres”, que destacamos um trecho sobre o parklet do Edifício Barão de Itatiaya.
“Criados no Estado americano da Califórnia e introduzidos no Brasil pelo Instituto Mobilidade Verde, os parklets são frequentados mais de uma vez na semana por pessoas que trabalham na vizinhança e querem descansar. É o que mostram pesquisas feitas pela ONG em São Paulo.
No espaço localizado no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Padre João Manuel, o primeiro instalado na América Latina, a maioria dos usuários tem entre 19 e 40 anos de idade e aproveita o espaço para descansar. Outros usos relatados foram ler, comer, beber e encontrar amigos. Em média, estima-se que ao menos 300 pessoas passem pelo parklet por dia”.

O equipamento da Avenida Paulista, de 22 m² que é mantido pela administradora do Edifício Barão de Itatiaya, foi aberto em abril de 2014. De lá para cá, parte de sua estrutura já foi trocada em função de atos de vandalismo. O espaço atual está sempre cheio de turistas, pessoas que trabalham na região e moradores da área.
Abaixo o primeiro que foi instalado no local, ainda de forma temporária, em abril de 2013, assim que a lei foi aprovada.

Para a comerciante Dolores Peixoto, de 41 anos, o espaço é bastante convidativo para o descanso e tem outros benefícios. “É ótimo ter essa opção na cidade. Isso sem falar que tiramos duas vagas de carro das ruas. Viu como não faz falta?”

Uma curiosidade final, na lista de barões que nomeiam os edifícios da Avenida Paulista, o Barão de Itatiaia foi um latifundiário e político brasileiro.

Chamado José Caetano Rodrigues Horta, nasceu nas proximidades de Juiz de Fora, em Minas Gerais, em 1825 vivendo até 1900. Era Oficial da Imperial Ordem da Rosa. Foi decretado Barão e anos depois Visconde de Itatiaia.

Contribua com a Série Avenida Paulista: se tiver uma foto antiga em que este casarão/edifício/local público apareça ou se conhecer alguém que possa fornecer mais informações sobre a residência ou edifício e pessoas relacionadas (família, amigos e outros), entre em contato com a gente. Muito obrigada!